segunda-feira, 3 de agosto de 2009

.:: Dream Theater: “nós evoluimos desde o ´Systematic Chaos” ::.

O guitarrista do DREAM THEATER, John Petrucci recentemente concedeu uma entrevista ao site Ultimate Guitar onde, além de falar sobre o novo álbum da banda, “Black Clouds & Silver Linings”, o comparou com “Systematic Chaos” lançado em 2007.

Você poderia nos fornecer algumas informações sobre o “Black Clouds & Silver Linings”?

Petrucci: "Em outubro de 2008, voltamos para o estúdio Avatar em Nova York com Paul Northfield, que produziu e mixou o 'Systematic Chaos'. De outubro a março de 2009 nós trabalhamos no álbum, e isso levou vários meses. Nós não gravamos somente o 'Black Clouds & Silver Linings', mas também um disco inteiro de covers. Isso nos deu muito trabalho, mas foi muito divertido".

Leia Mais...

Por que o Dream Theater escolheu o nome “Black Clouds & Silver Linings”?

Petrucci: "O título tem a ver com a letra das músicas e com o tema. De uma forma geral, de música para música, há uma coisa obscura que transparece sobre a história, mas ao mesmo tempo, há um revestimento prateado no fim de cada música. Uma vez que a música acaba, você tem um ângulo positivo".

[NT: "black clouds and silver linings" é uma expressão idiomática em inglês que cita o fato de toda núvem negra ter uma borda prateada, assim como todo fato ruim tem um lado bom, ou ao menos não durará para sempre.]

Você acha importante ser positivo?

Petrucci: "Sim, absolutamente. Com certeza".

O baterista Mike Portnoy descreveu 'Black Clouds & Silver Linings' como “um álbum do Dream Theater com o ‘A Change of Seasons’, ‘Octavarium’, ‘Learning to Live’, ‘Pull Me Under’ e ‘The Glass Prison’ todos em um único álbum.” Você concorda com esta declaração?

Petrucci: "Sim. É uma ótima declaração, sabe? Com certeza".

Você sente que o “Black Clouds & Silver Linings” faz jus a esta declaração, uma vez que as músicas que o Mike nomeou são músicas fortes no catálogo do DREAM THEATER?

Petrucci: "Toda vez que gravamos um álbum, tentamos fazer dele o nosso melhor, tentamos fazer das músicas as mais fortes, e tentamos aprender com nossos álbuns já lançados. Sim, acho que 'Black Clouds & Silver Linings' é muito, muito forte. Desde que começamos a turnê deste álbum, todas as músicas foram recebidas de maneira extraordinária pelo público. É realmente muito legal".

De uma forma geral, as músicas do “Black Clouds & Silver Linings" são mais longas que as do “Systematic Chaos”. Por que o Dream Theater optou por músicas mais longas em “Black Clouds & Silver Linings”?

Petrucci: "De alguma forma isso simplesmente aconteceu, de verdade, não foi premeditado. Simplesmente escrevemos músicas mais épicas para o 'Black Clouds & Silver Linings'".

Como você compararia o “Black Clouds & Silver Linings” com o “Systematic Chaos”?

Petrucci: "Acho que nós crescemos desde o 'Systematic Chaos'. O som do 'Black Clouds & Silver Linings' está melhor de uma forma geral, incluindo a produção e a mixagem. Nós aprendemos. 'Black Clouds & Silver Linings' possui mais misturas; ele possui alguns dos mesmos elementos no que diz respeito ao peso, mas também possui mais misturas de Dream Theater old school- como 'Images and Words' de1992, e 'Awake' de 1994 – onde a estrutura das músicas eram um pouco mais ecléticas, e mais variadas".

2 comentários:

  1. Fik ate melhor para comentar escutando metal, muito bom o blod david espero e nunca acabe.

    ResponderExcluir
  2. Oi Deyvid Luíz, Parabéns pelo blog! Muito informativo. Tô seguindo seu blog tbm.

    Vamos trocar nossos links? Eu já pus seu link no meu blog. Por favor, deixe um comentário no meu blog dizendo se aceita a parceria ou não. Afinal, dois blogs juntos fazem mais "barulho" que um solitário.

    *******************************************


    link: http://advocaciadorock.blogspot.com


    *******************************************


    Um grande abraço de urso e espero seu comentário com a resposta. flw y vlw

    ResponderExcluir

Faça seus comentarios!